A ADT surge com o propósito de dar vida aos sonhos de um jovem alegre, generoso e aos muitos projetos que almejava realizar. Permitindo que outros jovens promissores e empenhados, tenham a oportunidade e os meios para tornarem os seus sonhos realidade.
Ao partir com apenas 20 anos, deixou um vazio na sua missão de vida expressa nos seus gestos simples de apoio aos amigos.
Esta é a forma como a família e os amigos desejam perpetuar a memória do Duarte – ajudando o próximo – naquilo que a ADT considera ser a base para um futuro melhor: a educação.
O Duarte Tarré foi um jovem dinâmico, ativo, alegre e irreverente, como é natural dos jovens, mas com uma generosidade extraordinária que o caracterizava e o distinguia. Essa característica da sua personalidade marcou todas as pessoas que com ele conviveram.
Os seus pais, irmãos e amigos decidiram criar a Associação Duarte Tarré (ADT), como forma de perpetuar este seu modo de vida.
Manuel Tarré é empresário, cofundador da Gelpeixe em 1977 e hoje presidente do conselho de administração.
Na sua vida associativa preside a Alif – associação da indústria alimentar pelo frio e comercio de produtos alimentares, ANCIPA – associação nacional de comércio e indústria de produtos alimentares, e na CIP preside o conselho estratégico para a economia do mar. A nível internacional é o representante de Portugal na AIPCE – european fish processors association.
Realizou no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), curso de Contabilidade e Gestão, e no Instituto Internacional de San Telmo (Sevilha, Espanha) o curso “Alta Direção de empresas da cadeia Agroalimentar”.
Casado, pai de três filhos, Lídia, Duarte (falecido em 2011) e Dinis. O fundador da Associação Duarte Tarré (ADT), assume este, como o projeto de vida que visa perpetuar a memória do filho Duarte, e a sua natural generosidade como este a viveu.